Faça você mesmo: Workshops de Massagem


Toda a gente gosta de receber massagens, quase toda a gente gosta de dar. Mas tocar o outro requer engenho, que vem com a aprendizagem de algumas técnicas básicas. Fazer essa aprendizagem pode fazer de nós verdadeiros massagistas para os amigos e família, o que é um privilégio enorme. A Ayurveda, uma das técnicas mais antigas do mundo, recomenda massagens diárias. Ora não há orçamento que resista, mas com um massagista em casa tudo se torna diferente.

E que podem fazer as massagens? Em primeiro lugar proporcionar bem-estar e prazer; com os devidos conhecimentos, vem também o relaxamento, a vitalidade, o equilíbrio físico, emocional e energético; ou seja, mais saúde, alegria, potência e capacidade para lidar com a vida.

Se tiver por casa alguém doente, que precise de conforto, ou que tenha dores, fica mais habilitado a ajudar.

E também se pode explorar o erotismo, aprendendo as técnicas subtis, mas tão importantes, de proporcionar prazer sensual em cada canto do corpo. Aprender e praticar este toque reforça seguramente a intimidade entre o casal, o desfrute, e também ajuda a libertar emoções reprimidas, a aumentar a saúde, a criatividade e o prazer de viver.

Isto interessa-lhe? Se sim, tem seis módulos à escolha. Pode fazer todos ou só alguns, recomendo que toda a gente faça o primeiro.

       1.    Tocar o outro: Introdução à massagem – 19 e 20 de Outubro
       2.    Massagem de relaxamento, bem-estar e equilíbrio – 16 e 17 de Novembro
       3.    Massagem para dores18 e 19 de Janeiro
       4.    Massagem sensual – 22 e 23 de Fevereiro
       5.    Massagem íntima – 15 e 16 de Março
       6.    Auto-tratamento: exercícios  equilibradores, relaxamento, auto-massagem – 12 e 13         de Abril

Local: Centro Noesis, Areeiro, Lisboa
Formadora: Sati
Horário: das 10h30 às 18h
Contribuição: 1 workshop 75€, 3 ou mais 60€ cada um 
O número de vagas é bastante limitado, por isso inscreva-se o quanto antes.


1 - Tocar o outro: Introdução à massagem
19 e 20 de Outubro

Já se sentiu bem ao ser tocado? E mal? Já se sentiu reconfortado? E com incómodo? Já lhe provocaram dores? Alguma vez sentiu que lhe tocavam como se fosse um objecto? E como se fosse um ser digno de toda a consideração?
O corpo de cada pessoa é o seu templo, sagrado. É porque existe corpo que tudo acontece e o corpo tudo guarda. Por isso, ao tocar alguém, devemos fazê-lo com grande respeito, com presença, com reverência. Se assim não for, corremos o risco de o prejudicar ainda que a pessoa não perceba.

  
2 - Relaxamento, bem-estar e equilíbrio
 16 e 17 de Novembro

Uma massagem cuidada nas costas, pernas, braços, cabeça, peito e ventre além de saber maravilhosamente traz relaxamento, ajuda a equilibrar o organismo e as emoções, promove a saúde e o bem-estar geral. Você pode dar isso à sua família e amigos (e receber: traga-os também).

3 - Massagem para dores
18 e 19 de Janeiro

Tensão e dores nas costas, ombros, cervicais e lombares são as queixas mais frequentes de quem me procura. E, em geral, são tão simples de resolver! Mas mesmo dores complicadas, como as resultantes de artroses, hérnias ou ciática, podem ser aliviadas. É isso que este módulo visa ensinar.

4 - Massagem sensual
22 e 23 de Fevereiro

É isso mesmo, uma massagem para estimular (acordar, despertar) o erotismo que todos temos em doses ilimitadas à flor da pele e que, quantas vezes, ignoramos (escondemos, trancamos, evitamos, ou temos mais que fazer).
Nos tempos antigos, e até aos dias de hoje em muitas tribos, a sensualidade era permitida. Os deuses da antiguidade viviam o prazer, lembremo-nos de Afrodite e Eros ou de Shakti e Shiva. A sociedade em que nos inserimos vive ainda o que se seguiu: a proibição do prazer e o culto da dor. Felizmente hoje vivemos uma fase de enormes mudanças e o sermos homens e mulheres inteiros está a voltar a ser permitido, mas nós, ocidentais, temos muito a aprender! É que estas coisas aprendem-se! E, ao contrário do que se passava na antiguidade ou nas tribos actuais, não se ensinam nas escolas nem na família. Então vamos lá a isso! Esta é uma excelente altura para aprender a despertar os sentidos do outro em cada milímetro do corpo. E o desfrute dele é o seu desfrute!


5 - Massagem íntima
15 e 16 de Março

Despertada a energia erótica no módulo anterior, neste avança-se para a estimulação da energia sexual. A energia criadora de tudo. Haverá maior beleza que tocar a fonte da criação?!
Para este módulo é aconselhável vir em casal. (Se não lhe for possível vir com outra pessoa e desejar participar, consulte-nos.)

6 - Auto-tratamento: exercícios  equilibradores, relaxamento, auto-massagem
12 e 13 de Abril

E o último devia ser o primeiro. É que de facto devemos começar por cuidar de nós antes de cuidarmos dos outros. Neste módulo aprendemos algumas técnicas que nos ajudam a cuidar na nossa saúde física, emocional e energética… e a vida muda!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Em retiro durante o mês de Setembro, peço que cuide de si

Comentários sobre as minhas massagens