Outras Massagens

A Massagem Intuitiva Holística abrange várias técnicas que aprendi e que combinei porque penso que disso resulta um trabalho mais completo, mas posso fazer qualquer delas isoladamente. São elas: Massagem Ayurvedica, Zen Shiatsu, Terapia da Fascia, Dorn Breuss (ver textos abaixo). No final da página ver duração e custo das sessões.

Massagem Ayurvedica

O Ayurveda é o sistema médico mais antigo da humanidade. Estima-se que terá tido início há mais de 7000 anos no vale do Rio Hindu. Deste sistema fazem parte a higiene pessoal, o exercício físico, a conduta ética, a alimentação, a meditação e a massagem, entre outros aspectos. Entrou em declínio a partir do século VI, com as sucessivas invasões a que a Índia foi sujeita, e ressurgiu a partir de 1920.

Conhecimento (veda) da Vida (ayur), ou conhecimento da vida correcta, o sistema médico ayurvédico, e também a massagem, baseiam-se na prevenção da doença através da promoção da boa saúde.

Embora a Massagem Ayurvédica também ajude a resolver doenças, a sua filosofia orienta-a mais para a promoção do bem-estar. Ou seja, deve ser feita mesmo que a pessoa esteja de boa saúde. O Ayurveda recomenda mesmo a massagem diária!

Trabalha todos os sistemas do corpo: imunológico, respiratório, nervoso, endócrino, circulatório, linfático, muscular, ósseo e digestivo.

Ajuda ao relaxamento profundo, à vitalidade, bem-estar, alegria, auto-estima, concentração, eliminação de toxinas, agilidade, robustez, etc. Também ajuda a resolver distúrbios emocionais e físicos existentes.

Feita com a ajuda de óleos, é uma massagem muito agradável.


Zen Shiatsu


Há quem lhe chame “massagem oriental”, há quem diga que não é massagem. O Zen Shiatsu é uma técnica terapêutica, japonesa, nascida no século XX, que visa o equilíbrio físico e energético.

O terapeuta entra em relação com o paciente através de pressão das mãos e dos dedos, ao longo do corpo, ajudando a normalizar o fluxo energético e por aí a equilibrar a pessoa física e emocionalmente.

A pessoa fica muito relaxada, mas também cheia de energia e bem-estar.

É sobretudo uma técnica preventiva, mas pode a ajudar a resolver problemas, uma vez que é um restaurador energético.

É uma técnica meditativa para o terapeuta e para o paciente, ajudando o segundo a melhorar a consciência corporal, a memória, a concentração e a cognição.


Principais indicações

 Promoção e manutenção da boa saúde
 Reequilíbrio do organismo
 Tensões físicas e emocionais
 Falta de vitalidade
 Esgotamento físico e mental
 Ansiedade, insónia, depressão, perturbação bipolar
 Dores
 Problemas digestivos
 Problemas de postura


Benefícios
 Melhoria da saúde em geral
 Vitalidade
 Alegria
 Tranquilidade
 Bem-estar
 Melhoria dos níveis cognitivos, capacidade de concentração e memória
 Resolução de problemas de saúde


Terapia da Fascia




Fascia é a formação aponeurótica (membrana branca, luzidia e resistente) que envolve os músculos, órgãos, nervos, veias e células. Ela suporta, liga e protege todas as partes do corpo.

Tem como função sincronizar os movimentos, assegurando a boa comunicação entre todos os órgãos, sistema esquelético e ósseo.

Esta teia tridimensional de tecido muda consoante as necessidades do corpo e realiza trocas de informação. Através destas trocas, influencia e é influenciada por todas as estruturas e sistemas do organismo.

A má postura física e mental, as tensões físicas e emocionais, as contrariedades, o stress e os traumas, entre outros, causam tensões na fascia, dificultando o livre fluxo energético, o que resulta em mau estar físico e / ou psicológico.

A libertação da fascia permite liberar os traumas presentes e passados que o corpo esconde, tornando-nos mais saudáveis física e emocionalmente, cheios de vitalidade e em comunhão com o mundo.

Indicações

* Dores agudas e crónicas
* Torcicolos
* Distensões musculares
* Ciática
* Fibromialgia
* Lombalgia
* Restrições de movimento
* Lesões desportivas
* Stress, ansiedade, depressão
* Traumas de nascença 


Dorn Breuss




O método Breuss consiste numa massagem suave e firme à coluna que ajuda a aliviar dores, a alinhar vértebras, a desintoxicar o organismo e a equilibrar emoções. Como muitos problemas têm origem na coluna - dores de cabeça, dormência, ciática, inflamações nas articulações, artrites, atroses, insónias, nervosismo, entre muitos outros - esta massagem também ajuda a melhorar essas perturbações.

A técnica Dorn consiste no alinhamento de vértebras, menos doloroso e mais eficaz se precedido pela massagem Breuss. Este método é também usado para o realinhamento da postura, corrigir diferenças de comprimento das pernas e para artrites, artroses e tendinites. Não resolve as artroses, mas aumenta a flexibilidade das articulações, diminui as dores e dá mais qualidade de vida

Combinados, ajudam a resolver os muitos problemas de saúde com origem na coluna e nas articulações.

Principais indicações

Problemas físicos
• Dores de cabeça, pescoço, ombros,
costas, ancas
• Reumatismo
• Artrites
• Artroses
• Tendinites
• Tensão arterial elevada e baixa
• Problemas intestinais
• Insónias
• Fadiga crónica

Problemas emocionais
• Angústia
• Irritabilidade
• Excitação
• Depressão

Duração e custo das sessões 

Em todos as massagens há dois tipos de sessões:

Sessão normal (recomendada) de 90 a 120 minutos.

Sessão curta de 60 minutos.

Mensagens populares deste blogue

Em retiro durante o mês de Setembro, peço que cuide de si

Comentários sobre as minhas massagens