A massagem é essencial para prevenir problemas e recuperar deles

O corpo é afectado por tudo o que nos acontece. Se estamos felizes fica leve, vital, saudável; se estamos tristes fecha-se; se sofremos de stress é comum surgirem dores (pescoço, ombros e costas costumam ser os primeiros atingidos); se a angústia é forte podemos ter palpitações, sensação de dificuldade respiratória, aperto no peito; o medo pode prender-nos a barriga, tolher-nos um membro, provocar prisão de ventre, diarreia, incontinência urinária, impotência sexual; estados depressivos podem trazer os mais variados síndromes.

Do que tenho lido, da minha experiência pessoal e da das pessoas que tenho apoiado, cada vez mais sinto que um problema físico é sempre muito mais do que a sua manifestação sintomática. Por isso estou segura que tratar só medicamentosamente não é suficiente (resolve-se esse sintoma, mas algum tempo depois ele volta ou aparece noutro lado) e só cognitivamente também não chega. É necessário ir ao corpo, relaxá-lo, apoiar o seu funcionamento e ajudar a libertar o que lá está aprisionado.

A verdadeira aprendizagem é a que fica gravada nas células. Tal como o gato escaldado nunca mais se esquece do que sentiu e toma toda a da água como perigosa, o corpo não esquece as agressões físicas ou emocionais e vai por aí projectando os seus traumas. A má experiência em bebé, criança ou adolescente continuará a ressoar até que seja libertada do corpo. E só é libertada através de trabalho físico, sendo a massagem fundamental.

Há alguns milénios a Ayurveda (Conhecimento da Vida Correcta) definiu no seu sistema a alimentação, a higiene, o exercício físico, a massagem e a ética. Que tal recuperarmos este conhecimento milenar para as nossas vidas?


(De referir que a Ayurveda esteve proibida por vários séculos devido às sucessivas invasões sofridas pela Índia, começou a ser recuperada no século passado)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Em retiro durante o mês de Setembro, peço que cuide de si

Comentários sobre as minhas massagens