Lidar melhor com o Outono

Se estivermos um pouco atentos podemos ver como as estações do ano e as luas interferem connosco. Se interferem com a terra e com o mar, imagine-se connosco que somos tão mais pequenos!

Mas há coisas que podemos fazer para minorar os efeitos, quando não nos são favoráveis.

O Outono é época de muita instabilidade - ora aquece ora arrefece, ora chuva, ora sol, as folhas caem, há um preparativo para a substituição pelo novo, um virar para dentro. Tudo isto se passa também em nós, e os humores depressivos, depressão e recaídas em quem já tem tendência para o humor baixo, são frequentes.

Deixo algumas sugestões para lidarmos melhor com este tempo prevenindo dificuldades ou ultrapassando as que surgirem.

1 - Consciencialização de que sou a pessoa mais importante da minha vida. Se eu não estiver bem, não serei boa para ninguém, por isso sou o primeiro ser de quem tenho que cuidar .
2 - Alimentação equilibrada. (Um bom batido, cheio de legumes, fruta, sementes, frutos secos e cereais integrais leva vantagem sobre qualquer coisa que se possa comer à pressa em restaurantes no intervalo do trabalho.)

3 - Exercício físico, de preferência na natureza. Caminhadas ou corrida junto ao mar ou sob as árvores, rotação de todas as articulações, estiramentos de todo o corpo, são exercícios simples, baratos e fazem milagres.

4 - Meditar. De 15 minutos por dia até uma hora ou mais, parar e observar a respiração, como está o corpo, o que estou a sentir, como estão os pensamentos.

5 -  Conviver com gente que faz bem. Estar com pessoas alegres, amorosas, com quem podemos conversar, que não nos criticam nem nos encontram defeitos em tudo, é um grande remédio!

6 - Pedir ajuda. Se estiver mal e não estiver a conseguir lidar com o que me está a acontecer pedir ajuda. Pedir ajuda a quem de facto me pode ajudar: um grupo de auto-ajuda, um psicólogo, um amigo atencioso que me ouve, acolhe e não julga.

*** Massagem Intuitiva Holística. Embora tenha deixado para o fim, esta é de facto das melhores ajudas que se podem ter para prevenir problemas e para os ajudar a resolver. Pode usá-la para pedir ajuda, mas também pode, e é mesmo isso que mais recomendo, usar para nunca necessitar de o fazer.

Ao apoiar o corpo física, energética e amorosamente, a MIH ajuda as pessoas a estarem continuamente equilibradas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Em retiro durante o mês de Setembro, peço que cuide de si

Comentários sobre as minhas massagens