Massagem: Um luxo ou uma necessidade?

O sistema médico mais antigo do mundo, o Ayurvedico, recomenda uma massagem por dia. Aconselha também diariamente alimentação cuidada, exercício físico e meditação. Dessa forma a pessoa mantém-se saudável, equilibrada, com energia e concentração.


A ênfase da Ayurvedica e dos sistemas orientais em geral é colocada na saúde: em primeiro lugar a qualidade de vida e a prevenção da doença.

É nisto que acredito, porque é muito melhor ter boa saúde e equilíbrio físico, mental e emocional do que estar doente. Por isso para mim a massagem é claramente uma necessidade (não de todo diária), tal como a meditação, o exercício físico, o contacto com a natureza, o bom descanso e tempos livres.


Um luxo? Será a minha saúde um luxo? Será supérfluo algo fundamental para a minha própria vida, bem-estar e para o bem dos que me rodeiam? Preferirão eles ver-se mal ou ver-me bem? Mal-humorada ou alegre e feliz? Stressada ou a irradiar calma? Usufruirão mais estando eu mal ou estando eu bem?

E quando a dor surge, o stress, a depressão, a grande maioria das doenças, o primeiro passo é apoiar o corpo para o reequilibrar e ele próprio poder resolver o problema. Simultaneamente perceber o que poderá estar na origem do sintoma para resolver a causa e dessa forma evitar que novos problemas surjam pelo mesmo motivo.

Esse reequilíbrio pode ser feito de várias formas naturais, consoante o problema e o que lhe possa estar na origem: descanso, alimentação, passeio na natureza, conversas com amigos, massagem, Reiki. Na minha opinião, só se o sintoma persistir e não se resolver por métodos equilibrantes se deverá recorrer a medicamentos e primeiro sempre os naturais.


A maior parte das dores passa sem o uso de qualquer medicamento. Mas quando não passa, vamos lá então! Nenhum método é para ser excluído, são todos necessários e importantes, mas cada um na sua altura. Ir a correr tomar medicamentos pode resolver o sintoma naquele momento, mas o problema vai manter-se e continuar a manifestar-se.

E então, será mesmo a massagem um luxo? Mesmo que seja uma simples massagem de relaxamento, bem feita, é cuidado que se oferece a si próprio e isso é saúde e vida. Isso sim, medicina pura e sem contra-indicações.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Em retiro durante o mês de Setembro, peço que cuide de si

Comentários sobre as minhas massagens