“Life is good”

“Oh yes, life is good” repetiu ao virar-se para cima durante a massagem, e com um sorriso beato fechou os olhos e continuou a desfrutar.

Veio ter comigo em francês para lhe resolver um problema no braço. Ora eu não resolvo nada. Acolho com amor o que me é pedido e deixo que as minhas mãos vão fazendo o que acham que é de fazer. Sei que um problema é muito mais do que aparenta e por isso fluo como o coração e as mãos vão dizendo.

Às vezes junto palavras, por vezes um abraço, chego até a cantar. Umas vezes o problema resolve-se logo, a maior parte das vezes ao fim de algumas sessões, outras nunca. Nada é garantido.

No final da primeira massagem, na semana passada, o braço continuou a doer-lhe, embora menos, mas o humor melhorou substancialmente.

Hoje voltou. Percebi que a par com as tensões havia muita falta de afecto, e as minhas mãos foram-lho transmitido. A certa altura disse, “Posso sentir amor no que estás a fazer”. E pouco depois exclamou, “Life is good.”

As minhas massagens são em silêncio, mas palavras destas só dão colorido ao que é feito e satisfação profunda que conduz a um redobrar da atenção e do cuidado.

A certa altura, já virado para cima, enquanto lhe tocava o rosto e a cabeça, perguntou-me: “O que é que está a acontecer?”. “Não sei o que está a acontecer. Não penses nisso, sente. O que está a acontecer é para sentires.” No final disse-me que sabia o que tinha acontecido, aí já na língua mais terna que conheço, a sua língua de origem, o francês, que entre nós as línguas vão fluindo meio aos tropeções: “Não me lembro que alguém me tivesse dado assim amor. Foi isso aconteceu, senti amor.”

Não sei se o braço ficou bom ou se vai ficar, mas o coração, esse saiu daqui bem melhor do que entrou, e um coração amado, um corpo acarinhado e alegria são as melhores medicinas que conheço. Quem as toma arrisca-se a ficar bem seja lá do que for e seguramente toda a sua vida se torna melhor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Em retiro durante o mês de Setembro, peço que cuide de si

Comentários sobre as minhas massagens