A irresistível tentação de estar mal

Há quem nunca esteja satisfeito. Aconteça o que acontecer, há quem encontre sempre defeitos e nem ligue às qualidades, ou lhes invente algum mal. São as vítimas das circunstâncias: do pai, da mãe, do governo, dos vizinhos, dos patrões, do São Pedro. São incapazes de olhar para si, ver que já são adultos e que é pressuposto conduzirem a sua vida e não terem tudo de mão-beijada. Na verdade, de nada serve sequer dar-se-lhes coisas se mão-beijada porque são incapazes de as receber. Se alguém lhes diz, "Gosto de ti", perguntam-se, "O que é que este quer?" Se alguém lhes oferece uma deliciosa fatia de boa, "Não, faz-me mal". Se lhes dão um abraço ou um beijo, recuam alarmados.

Mudar é assustador

É que mudar faz medo. "O que é que virá aí?" Então preferem estar no conforto do seu sofrimento do que arriscarem fazer mudanças que lhes poderão trazer uma vida mais satisfatória.

Estas pessoas são infelizes, têm doenças frequentes, dores, ataques de raiva e tendem a fazer mal aos que estão à sua volta, embora tendam a disfarçar-se de bons samaritanos.

Algumas destas pessoas às vezes vêm ter comigo. Umas ficam e vão encontrando dentro de si e no mundo à volta o caminho para uma vida bem mais satisfatória, com auto-estima, alegria de viver, bondade. A maior parte, contudo, foge assustada. A hipótese de mudar é assustadora. A hipótese de ficar bem. De deixar de ter razões de queixa. É tão confortável estar instalado no conhecido, apesar de ser cheio de sofrimento!

Em geral, nada disto é consciente, mas todos os manuais de psicologia, grupos de auto-ajuda, estudos alternativos da mente falam disto. E de facto a inconsciência não permite agir. Mas por vezes a consciência vai surgindo mas subsiste o medo, o auto-boicote, o "De certeza que isso comigo não resulta, comigo nada resulta, foi sempre assim".

Existem tantas soluções 

Pois eu que também já fui infeliz, que também já tive imensas doenças e dores, que me auto-condenei ao fracasso depois de me terem condenado, encontrei o caminho para sair disso e saí. E eu não sou mais que ninguém, nem menos, se eu saí qualquer um consegue. Com ajuda, mas consegue.

Hoje, se quisermos, somos tão abençoados, temos tantas hipóteses à disposição! Grupos de auto-ajuda, grupos espirituais, Rebirthing, Biodanza, Psicoterapia, Massagens, entre muitas outras ofertas. Atenção, contudo, a quem presta os serviços, muitos são totalmente amadores ou desprovidos de talento e podem ser contraproducentes. Pedidos de recomendação é uma ideia a ponderar, mas também experimentar, que ninguém nos vai obrigar a ficar lá e uma simples sessão certamente não terá resultados catastróficos.


Se tu quiseres, tu consegues. Está nas tuas mãos e só nelas. Age! Se continuares a fazer o que tens feito vais ter sempre os mesmos resultados e o teu estado tende a piorar. Que tens a perder em fazer outras coisas? E a ganhar? Arrisca-te a ser feliz! Arrisca, vá, que qualquer dia o tempo de vida aqui acaba.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Em retiro durante o mês de Setembro, peço que cuide de si

Comentários sobre as minhas massagens