Se posso dar mais porque é que hei-de dar menos?

Entrou ofegante, a falar como se tivesse engolido uma embalagem de pilhas Duracell, triste, descrente de si e da vida. Queria receber Reiki, porque já tinha feito e se sentia bem.

Depois de meia hora de conversa pedi-lhe para tirar a roupa para iniciarmos a sessão. Ficou em pânico.

- Sim, eu sei que Reiki se costuma dar com roupa, mas eu prefiro sem roupa.

- É que eu sou feia, gorda e nem fiz a depilação.

Estou muito habituada a estes "problemas existenciais graves": Mas veio cá para casar comigo?, brinquei. E ela lá se pôs em cuecas e soutien.



Muita gente faz Reiki sem tocar na pessoa, outros tocam por cima da roupa. Eu limpo a aura (parte energética à volta do corpo) com gestos que não tocam, mas gosto de cuidar do corpo tocando e prefiro fazê-lo tocando directamente na pele. E porquê?

Experimente fechar os olhos e pôr as palmas das mãos em contacto com o seu corpo por cima da roupa. Respire e sinta as suas mãos durante 1 ou 2 minutos.

Agora, no mesmo ponto, volte a colocar as mãos mas em contacto directo com a pele, e fique de olhos fechados só a respirar e a sentir, durante um ou dois minutos (ou mais se lhe apetecer).

Do que é que gostou mais? Qual das duas formas acha que lhe dá mais?

Pois é. A energia do Reiki relaxa, revitaliza e ajuda a curar. O contacto da mão na pele, desde que feito com sensibilidade, cria uma série de hormonas ligadas ao bem-estar e à tranquilidade, caso da Oxitocina.

Ora se eu posso dar mais, porque é que hei-de dar menos?

Então técnicas vulgarmente dadas com roupa, como é o caso do Reiki, do Zen Shiatsu e da Terapia da Fascia, eu prefiro dar sem roupa, só não o faço se a pessoa o rejeitar claramente, pois isso entraria no campo da invasão.



I voltou a si com um sorriso e olhar luminoso. Não resisti e fui buscar um espelho para que se pudesse ver. Ao fim de alguma resistência lá concordou que afinal é bonita.

Então gostou? "Sim", "Isto não tem nada a ver com o que tenho feito, é muito mais."

Sim, é muito mais mesmo, porque é feito com amor (é o amor que cura), porque escuto a pessoa e deixo que a intuição conduza e, bom, confesso, e porque eu sei lá fazer só Reiki! Para alguma coisa me foi dada a criatividade, a intuição e o dom de cuidar de pessoas.

E foi-se embora com vontade de também ela fazer "muito mais" pela sua vida, porque a vida de cada um de nós está nas nossas próprias mãos.

Não determinamos o que nos vai acontecer, mas temos um papel fundamental nos acontecimentos. Se não fizermos nada de bom, dificilmente poderemos esperar coisas boas. Se fizermos, ah aí podemos esperar sim, talvez não dos sítios mais prováveis, talvez não quando estamos à espera, mas de algum lado e em alguma altura virá esse bem.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Em retiro durante o mês de Setembro, peço que cuide de si

Comentários sobre as minhas massagens